Quem sou eu

Minha foto
Somos cinco estudantes do curso de ADM com um objetivo. Discutir temas profissionais que envolva a comunicação e o mercado de trrabalho.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Networking

Multiplique suas oportunidades

“Net, como todo mundo ficou sabendo depois da internet, é ‘rede’. Mas work, palavrinha quase sempre traduzida como ‘trabalho’, tem um sentido mais amplo em inglês: é qualquer aplicação de energia orientada para um propósito especifico”. (Max Gehringer)


Atualmente, o mercado de trabalho se encontra muito instável e o seu emprego não está garantido até sua aposentadoria, por isso a importância de estar “antenado” com as novas oportunidades que o levarão a seu desenvolvimento e ascensão profissional. Tendo as qualificações básicas para ocupar determinados cargos e exercer suas funções, estar sempre atualizado, você pode se diferenciar ainda mais utilizando uma ferramenta poderosa para obter informações do mercado: o networking. Nele, você utiliza sua rede de relacionamentos na busca de informações por um emprego, onde você ajuda e pode ser ajudado.
Você pode conhecer essas pessoas em congressos, eventos, atividades culturais, cursos e até em atividades de lazer. Mas, não ponha tudo a perder, pedindo alguma coisa no primeiro contato, o networking é um relacionamento, e é preciso paciência para construí-lo. Lembre-se de sempre manter contato, enviando pelo menos um cartão no dia do aniversário, para que quando você precise pedir algo, não seja visto como um aproveitador.
Pode não ser fácil gerenciar todos esses contatos, uma boa dica é dividi-los em três grupos: no primeiro você coloca os que auxiliam na busca de empregos, no segundo os que são fonte de informações sobre o mercado e no terceiro os que divulgam seus projetos na mídia.
Os estudantes universitários devem se relacionar bem no meio acadêmico, os colegas e professores podem ser um ótimo contato profissional, logo evite a divisão de amizades ou a criação de “grupos”.
Finalmente, defina seus objetivos, saiba em que empresa e área você deseja trabalhar, para não acabar perdendo tempo ou concentrar esforços em vão.


Use o networking de forma consciente e expanda suas oportunidades.

Diego Oliveira de Menezes

10 comentários:

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Você fala muito bem Diego quando mensiona em não fazer divisão de amizades ou grupos, pois é isso mesmo que vemos a todo instante acontecendo em vários segmentos seja pessoal ou profissional e até mesmo na vada acadêmica, isso é horrível.Criar uma boa impressão para todos e estar sempre atualizado nas tendências é o melhor caminho. e lembre-se "O seu colega hoje pode ser seu chefe de amanhã"
Hélio Rodrigo.

EcoHabitat disse...

Caro diego este ássunto é muito interssante pois manter uma rede de contatos é muito importante na carreira profissional e até mesmo para as empresas, principalmente mante-se atualizados, a faculdade só o caminho para a carreira, mas quem faz sua carreira é você, o mercado exije cada vez mais e hoje só a faculdade não é mais o suficiente.Outro assunto que é muito parecido com este é markiting pessoal é uma ferramenta muito interessante mas que dve ser bem utilizada para que nao haja destorções é muito aproveitoso como o networking.
renata santana

kevinfc disse...

o Networking é muitas vezes uma grande porta de oportunidades que muitas pessoas ignoram!! o ambiente universitário é muito rico de conhecimento no mercado de trabalho e estudantes deveriam aproveitar esse ambiente e expandi-lo, ao invés de ficar em bares ou em lanchonetes jogando dominó! vemos isso direto la na FBV mesmo...

Kevin Corcino

O Blog que é o "Brog"!!! disse...

Te fato, assim como nosso companheiro Kevim explicou acima temos que aproveitar essa rede de Networking que é a Faculdade, talvez quando nus formamos nunca mais teremos uma oportunidade como essa.
Aproveitem.......

URDECIO Rocha

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

De fato é uma ferramenta que pode diminuir seu tempo quando estiver de "férias forçadas". Ao invés de perder muito tempo distribuindo curriculos em ag. de trabalho, o melhor é formar um grupo de pessoas que possam lhe ajudar a encontrar um novo trabalho ou até mesmo mudar de trabalho. Agora o erro de muitas pessoas é deixar claro que só mantém contato com a pessoa só porque ela pode ajudá-la, e não é bem por ai, vamos deixar a falsidade de lado! Como citado no texto, é preciso criar uma relação agradável entre as partes e o essencial, manter contato!

Flávio Tavares

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

Concordo plenamente na idéia de que um networking auxilia na ascessão profissional. aliado é claro de uma excelente capacitação.
Isso pode ser resumido assim:

"Não adianta ser excelente, é necessário mostrar essa excelência"


Ewerton Antonio

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

É Diego, realmente a sua postagem está de acordo com a realidade. É exatamente isso o que acontece. Tanto no meio acadêmico,pessoal ou profissional. Muitas pessoas não conseguem se relacionar bem um com os outros, e acabam-se tornando uma pessoa insuportável, isso a curto ou a longo prazo se transformára em um diferencial competiitvo, pois essa pessoa que você criou uma inimizade podéra está regrutando alguém para uma de terminada vaga de emprego. por exemplo, quem você acha que ela vai contratar?você, que criou uma inimizade? ou o outro profissional "super simpatico"????? pense nisso, a pessoa que você se isolou hoje, pode ser o seu futuro chefe amanhã.

ASS: CARLOS ANDRÉ O.DE PAULA

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

Parabéns Diego, você defendeu bem o tema em questão. Na busca por um emprego temos que aproveitar todas as oportunidades, e essa é uma boa estratégia para quem quer fazer amigos e ingressar no mercado de trabalho.

Cristiane Amaro

Paulo Victor Portela disse...

o networking é extremamente importante, pois abre muitas portas, como ja foi dito pelo kevin a faculdade é um ambiente muito rico para o networking, basta as pessoas se COMUNICAREM direito, a internet tambem é um forte exemplo de desperdicio de um forte e rico ambiente para o networking, o que falta é uma comunicaçao melhor entre as pessoas, falar de coisas interessantes!

Comunicação interna nas organizações disse...

Fazer amizades, se relacionar bem, ouvir e ser ouvido são fatores importantes na busca muitas vezes de informações importantes ou de uma oportunidade de emprego melhor, acredito sim na necessidade de criação de empatia o que muitas vezes se torna necessário até para assumir cargos que exerçam certa liderança, portanto concordo quando o texto nos mostra a importância de uma boa convivência social.

Samuel Mattos